quarta-feira, junho 14, 2006

uuuhhhuuuuu vem ai.... Celulas Tronco

eu avisei
disse que seria mais rápido do que imaginavam
EU ACREDITOOOOOOOOOOOOOOOOO


Cientistas encontram gene da renovação das células-troncoJunho
As células-tronco embrionárias são diferentes de outras células do organismo. Aparentemente, elas são capazes de dividir-se interminavelmente; não desempenham uma função especializada; e, em última instância, podem transformar-se em qualquer outro tipo de células. Como fazem isso permanece um mistério, mas novas pesquisas identificaram alguns dos genes que permitem a renovação dessas células.
O biólogo molecular Ihor Lemischka e seus colegas da Universidade Princeton, usaram um pequeno grampo de RNA (ou shRNA, na sigla em inglês) para ligar e desligar sequencialmente vários genes contidos em células-tronco (CT) embrionárias de um camundongo. O shRNA, carregado por um vírus, permitiu que os pesquisadores descobrissem se um determinado gene ajuda a controlar a diferenciação das célula-tronco. Concentrando-se em 70 genes que produzem fatores de transcrição - proteínas que controlam um conjunto de outros genes - os cientistas descobriram 10 candidatos prováveis.
Por meio de técnicas de engenharia genética, a equipe então criou versões desses genes que poderiam ser ligados e desligados pela presença da droga doxiciclina para descobrir seus efeitos específicos. Sete genes se revelaram potentes reguladores da capacidade de uma célula-tronco se dividir e então se renovar. Sem eles, as células rapidamente tornam-se especializadas, perdendo seu status peculiar de pluripotência.
A pesquisa cria esperanças de que um dia será possível controlar a renovação e o desenvolvimento de CTs em células específicas. "Este é o início do desenvolvimento de maneiras para manipular essas células com objetivos definidos", sugere Lemischka. "De certa forma, essa é apenas a ponta do iceberg. Nós não examinamos todos o genes".
Lemischka e seus colegas planejam continuar suas pesquisas tanto com células-tronco de camundongos como com colônias humanas. Os resultados da pesquisa foram publicados no site da revista Nature no início da semana.

FONTE = http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/noticia/noticia_143.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anônimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»